terça-feira, 27 de maio de 2014

Gabi perdi a hora!

Os alunos do 3º ano da professora Viviane realizaram uma atividade de fruição (PNAIC), utilizando a história "Gabi perdi a hora!". Nesta atividade eles também refletiram através de uma produção textual sobre o que nunca podemos perder e trabalharam com medidas de tempo.
Vejam abaixo como foi desenvolvido este trabalho:

Autor: João Basílio
Ler para os alunos: Com uma delícia de texto e belas ilustrações de André Neves, João Basílio narra a história da menina Gabi, de 5 anos, que ao ouvir o Pai dizer que havia perdido a hora, se depara com inusitadas e divertidas situações ao tentar achar a tal hora perdida.
Iniciar a leitura do livro para os alunos, analisando as ilustrações.
-Fazer com a turma um levantamento de expressões em que se usa o verbo perder, nos mais diversos sentidos.
-Perguntar: que sentidos podem ser atribuídos à imagem do relógio sem ponteiros, na p. 4?

-Pedir comentários e/ou relatos de situações inusitadas que levam as crianças a pensar e a agir segundo a sua lógica e não segundo a lógica do adulto.
-Pedir aos alunos que escolham uma imagem do livro para ser comentada em classe: a mais bela plasticamente, a mais emocionada ou a mais criativa, por exemplo.
-Produção de texto: Conversa com os alunos sobre o tema, levando-os a refletir sobre o seguinte questionamento: E você? O que acha que não podemos perder?

Reflita sobre o livro:
-A seguir iremos elaborar uma produção textual com o seguinte 

tema: 

“O que você acha que nunca podemos perder”? Por quê?

-Crie um título bem bonito para sua produção.

Aula de artes: Iremos confeccionar relógios de pratos descartáveis para a decoração da sala e uso dos alunos nas atividades de medida de tempo.

Aula de matemática: Fazer as atividades sobre medidas de 

tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário